Wyden

MEC participa de audiência sobre o PNLL na Câmara

Comissão de Educação convocou a reunião para debater a necessidade de fomentar o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). MEC foi representado pela Secretaria de Educação Básica


Assessoria de Comunicação Social do MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), participou de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para discutir a necessidade de fomentar o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Instituída em 2006, pela Portaria Interministerial nº 1.442, a política pública visa democratizar o acesso ao livro, ao mesmo tempo em que valoriza a leitura e fortalece a cadeia produtiva do livro como fator relevante para o incremento da produção intelectual e o desenvolvimento da economia nacional.

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O PNLL assume por base a necessidade de formar uma sociedade leitora como condição essencial e decisiva para promover a inclusão social de milhões de brasileiros no que diz respeito a bens, serviços e cultura, garantindo-lhes uma vida digna e a estruturação de um país economicamente viável.

Para a coordenadora-geral de Materiais Didáticos da Secretaria de Educação Básica (SEB), Raphaella Cantarino, que representou o MEC, a política é fundamental para incentivar mais jovens a lerem, em um período tão digital. “Temos um terreno fértil de 47 milhões de alunos na educação básica, que são leitores em potencial. Nós temos que ajudá-los a desenvolver esse interesse pela leitura e facilitar o acesso para que todos estejam no mesmo patamar de leitura”, declarou.

A coordenadora-geral também destacou a importância de outros programas do MEC, criados com o mesmo objetivo. “O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e os Cantinhos de Leitura nas escolas, por exemplo, são muito importantes para fomentar nas crianças ainda pequenas a vontade de ler. Todos os programas e políticas são fundamentais para que os alunos tenham mais acesso aos livros e, assim, consigam ter mais capacidade de reflexão e de senso crítico”, completou.

Participantes – Além da representante do MEC, participaram da audiência: a presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (Aeilij), Andrea Taubman; o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante José Cid; a diretora da União Brasileira de Escritores (UBE), Vanessa Ratton; a representante da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), Cida Fernandez; a diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Fernanda Garcia; o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Jéferson dos Santos; o representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Castilho; a presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre), Lizandra Magon; a vice-presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Maria Isabel de Jesus; a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Nadja Cezar Lanzer; a diretora de Comunicação e Publicações da Federação Brasileira de Associações (Febab), Sigrid Karin Weiss; e a escritora da Aeilij, Susana Ventura.

Postar um comentário

0 Comentários