Wyden

Dia da Terra: 4 temas sobre meio ambiente que podem cair no Enem 2024

Comemorado todos os anos em 22 de abril, o Dia da Terra é uma data global dedicada à conscientização e promoção de práticas sustentáveis em prol da preservação do meio ambiente.


Por Isabella Baliana | Revista Quero

Criado em 1970, o Dia da Terra serve como um lembrete da necessidade urgente de proteger os recursos naturais do planeta, buscando equilibrar as interações humanas com os sistemas naturais e destacando a importância da reciclagem, conservação de ecossistemas e a redução da poluição.


O desmatamento, mudanças climáticas e outros impactos ambientais da ação humana na Terra são assuntos presentes no Enem e outros vestibulares, especialmente na redação, onde os candidatos são desafiados a propor soluções críticas sobre essas questões.

A seguir, confira quais são os principais temas sobre meio ambiente em 2024 que podem cair no Enem e como encontrar informação em sites confiáveis e esteja preparado para tratar do assunto em redações e questões de vestibulares.

Por que o Dia da Terra é em 22 de abril?


O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril em memória ao primeiro grande protesto ambiental organizado nos Estados Unidos em 1970, sob a liderança do senador Gaylord Nelson (1916-2005).

A escolha dessa data foi estratégica para maximizar a participação estudantil, aproveitando o período entre as férias de primavera e os exames finais nas universidades americanas.

O evento foi um marco na história ambiental, com cerca de 20 milhões de pessoas participando em várias cidades, chamando atenção para questões de poluição e outros problemas ambientais. Esse movimento teve um impacto significativo, levando à criação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e à aprovação de leis importantes para a proteção ambiental.

Atualmente, são muitos os países e instituições que reconhecem a data e promovem medidas para conscientizar sobre a importância da preservação da Terra. Inclusive, o Doodle de 22 de abril de 2024 foi em homenagem ao Dia da Terra.

Ao entrar no site do Google, os usuários podiam ver fotos aéreas de diferentes locais da Terra, uma para cada letra que forma o nome da marca. Cada área representa um lugar que busca garantir a sobrevivência de fauna e flora no planeta, especialmente contra os efeitos das mudanças climáticas.

Inclusive, a imagem aérea do segundo G é do Parque Nacional do Jaú, que fica no Brasil. O parque é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no estado do Amazonas.

4 temas sobre meio ambiente em 2024 que podem cair no Enem


Para ajudar os vestibulandos, a autora do Sistema de Ensino pH, Heloísa Agudo, destaca os principais temas ambientais que os estudantes devem ter no radar para provas, vestibulares e debates, veja:

1- Mudanças climáticas relacionadas ao aquecimento global

"Os jovens devem entender os fatores que provocam o aquecimento global (aumento das emissões de gás carbônico, principalmente pela queima de combustíveis fósseis e pelo desmatamento e queimadas), as consequências da elevação da temperatura planetária para o clima, a biodiversidade e a produção agrícola, bem como as medidas para evitar esse processo, mitigar os seus efeitos ou lidar com eles (resiliência climática)", explica.

2- Destruição de ecossistemas e de sua biodiversidade

"É fundamental compreender como o desmatamento e as queimadas destroem ecossistemas importantes, como o cerrado, o pantanal e a floresta amazônica, assim como a consequência para o clima, o regime de chuvas e a diversidade em seres vivos", afirma a autora.

Ainda segundo ela, vale conhecer os processos que permitem o uso sustentável e economicamente viável desses ecossistemas e também é interessante saber como recuperar as áreas degradadas e sua biodiversidade.

3- Processos de urbanização

"Vale saber como a urbanização não planejada auxilia na degradação dos ambientes, em especial os recursos hídricos, comprometendo a qualidade da água com esgotos, efluentes industriais e outros, assim como a qualidade do ar. Os vestibulandos devem, ainda, conhecer como evitar esses danos e remediá-los", pontua.

4- Danos da atividade mineradora


"De que modo a mineração em larga escala (extração de ferro, bauxita e outros) degrada o ambiente e gera situações de risco às populações próximas (rompimento de barragens, por exemplo)? Além dessa atividade, o garimpo de ouro, além de promover desmatamento, gera poluição por mercúrio. Os jovens precisam saber as consequências negativas e como remediá-las", relata.

A autora ainda reforça que diversos acontecimentos atuais relacionados ao meio ambiente, como o garimpo ilegal de ouro na Amazônia, as queimadas e os incêndios florestais, ganharam grande repercussão na mídia.

Assim, os estudantes podem utilizar as matérias e informações não somente para se informar, como também para exercitar a leitura crítica e a capacidade de argumentação em uma redação. Além disso, a autora dá dicas para verificação de informação verdadeiras:

“Não apenas com relação a informações relativas ao meio ambiente, mas para qualquer informação, os estudantes devem verificar alguns pontos: quem está publicando? É um veículo de imprensa conhecido ou instituição reconhecida de ensino ou pesquisa ? A postagem cita dados que podem ser encontrados em outras fontes? Há citação de uma pessoa? Em caso positivo, essa pessoa existe e, se for brasileira, é experiente na área?”, afirma a autora do Sistema de Ensino pH.

Para os estudantes que estão se aprofundando em temas ambientais, ela recomenda os sites de organizações governamentais ou de instituições renomadas e confiáveis, como Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, ONU, WWF Brasil e a Fundação Brasileia para o Desenvolvimento Sustentável.

Postar um comentário

0 Comentários