Wyden

YDUQS conquista Selo Ouro no Registro Público de Emissões pelo segundo ano consecutivo

A Yduqs, um dos maiores grupos de educação do Brasil, reafirma sua liderança em educação ambiental, impactando mais de um milhão de alunos com conteúdo sobre sustentabilidade nos últimos anos. 

Yduqs

Reconhecendo a urgência da crise climática global, a empresa mantém um dos mais completos programas de gestão ambiental do setor. Esse esforço foi recompensado com a conquista, pelo segundo ano consecutivo, do Selo Ouro no Registro Público de Emissões, uma plataforma desenvolvida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG).


O anúncio foi feito na quarta-feira, 21 de agosto, em São Paulo, durante o evento anual do Registro Público de Emissões da FGV, onde foram divulgados os inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Ciclo 2024, referentes ao ano de 2023. O Programa Brasileiro GHG Protocol promove a cultura de inventários de emissões de GEE no Brasil e fornece instrumentos e padrões internacionais para a contabilização e divulgação desses inventários.

Desde 2008, o Registro Público de Emissões ajuda empresas brasileiras a publicarem seus inventários de emissões de GEE. O Selo Ouro certifica que o inventário da YDUQS é completo e verificado por uma empresa externa e independente, o que aumenta a credibilidade do documento.

“Gostaria de expressar meu sincero agradecimento a todas as marcas do Grupo Yduqs pelo empenho na constituição do nosso Inventário de Gases do Efeito Estufa. Cada um de vocês foi essencial, garantindo a precisão das informações e evidências, além de demonstrar um cuidado exemplar nas decisões do dia a dia. Esse esforço coletivo tem nos permitido medir, monitorar e reduzir nossas emissões de forma eficaz e contínua na luta contra as mudanças climáticas”, Jonathan Martins Neumann, Analista Ambiental na Yduqs.

Evolução na agenda ambiental

Este é o segundo ano em que nosso inventário de gases de efeito estufa passa por uma auditoria externa e é registrado publicamente. Nossa trajetória nesta agenda tem se fortalecido a cada ano.

Destaques da nossa evolução:

  • 2020: Implantação de uma usina solar no Rio de Janeiro, com capacidade para produzir 190 MWh/mês.
  • 2021: Início do inventário de emissões de GEE, abrangendo emissões diretas (Escopo 1) e indiretas de energia elétrica (Escopo 2).
  • 2022: Expansão dos controles para incluir o Escopo 3, mensurando as emissões indiretas da nossa cadeia de valor. Lançamento de 24 metas ESG, das quais seis são voltadas à dimensão ambiental, impactando 3 ODS. Meta de impactar 2 milhões de pessoas com conteúdos ambientais.
  • 2023: Primeira auditoria externa do inventário de GEE e registro público no RPE, resultando na conquista do Selo Ouro do PBGHG Protocol. Impacto de mais de 300 mil alunos com conteúdos ambientais e implementação de 10 projetos de energia limpa. Lançamento do Curso de Introdução à Educação Ambiental em parceria com a Estácio. A YDUQS torna-se uma empresa de carbono neutro, compensando 100% das emissões de GEE com investimentos em dois projetos de energia renovável no Nordeste.
  • 2024: Impacto de 1.001.416 alunos com conteúdo ambiental e conquista do Selo Ouro pelo segundo ano consecutivo.

“Considero que este sucesso é um reflexo direto do nosso compromisso com o senso de dono e resultado, onde cada equipe atua com responsabilidade, excelência e trabalho conjunto para que os objetivos sejam alcançados. Sermos reconhecidos através do Selo Ouro no RPE pelo 2º ano consecutivo, demonstra a dedicação e busca incansável às práticas sustentáveis em toda nossa operação. Muito obrigado por viverem e incorporarem os valores da Yduqs”, Anderson Nogueira, Gerente de Real Estate e Facilities.

Compromisso contínuo

Das 24 metas ESG da Yduqs, seis estão ligadas à dimensão ambiental, atendendo a 3 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Uma dessas metas, que se alinha à missão educadora da empresa, é impactar 2 milhões de pessoas com conteúdos ambientais. Entre as iniciativas está o Curso de Introdução à Educação Ambiental em parceria com a Estácio. A Yduqs também está investindo em 12 pesquisas sobre energia limpa, por meio das instituições de ensino, e desenvolvendo estratégias para mitigar as emissões em suas operações.

"Esta conquista reflete nossas políticas internas, que seguem as melhores práticas do mercado. Como empresa educadora, temos impactado nossos alunos e nossa comunidade com conteúdo ambiental. Mas nosso compromisso ambiental vai além: está na nossa busca constante por eficiência hídrica e energética, na gestão sustentável das nossas unidades e na gestão dos resíduos. Nos tornamos referência em nosso setor na gestão de emissões de GEE, porque entendemos nosso papel no combate às mudanças climáticas", Cláudia Romano, vice-residente do Grupo Yduqs.

Postar um comentário

0 Comentários